sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Fórum: “NOVAS CAUSAS PARA O DISTRITO DE COIMBRA”

De acordo com o que foi programado pela Comissão de Candidatura de Mário Ruivo à presidência da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista, encerrou no passado Sábado (11/10/2008), na Casa Municipal da Cultura de Coimbra o ciclo de debates inserido nas “Novas Causas para o Distrito de Coimbra”.
Este fórum foi dividido em dois painéis. O primeiro, “Prioridade à Política”, moderado por Vieira Lopes, teve como convidados: Elísio Estanque, António Vilhena e Teresa Portugal; o segundo, “Coimbra como pólo potenciador do desenvolvimento distrital”, moderado por António Rochette, teve como convidados: Armando Carvalho, Pedro Bingre e Teresa Mendes.
Manuel da Costa, abriu este fórum relembrando todos os debates que foram anteriormente feitos, em especial o primeiro, realizado a 13/Maio/2008 no Café Santa Cruz e que foi moderado por António Amaro, que neste momento se encontra a recuperar duma complicada intervenção cirúrgica nos Hospitais da Universidade de Coimbra. O coordenador desta campanha mandou “um forte abraço de solidariedade ao nosso camarada e companheiro de direcção desta candidatura”, ao que todos se associaram com um forte aplauso e “desejo de rápidas melhoras”.
Sobre estes debates, informou que eles foram todos muito participativos e que contaram com a presença de muitos militantes e simpatizantes. Segundo disse Manuel da Costa, “a nossa preocupação é discutir política a sério e isso foi conseguido”.
Ao abrir o primeiro painel, Vieira Lopes reconheceu que com estes debates se voltou a discutir política e que ele próprio testemunhou isso mesmo naqueles que assistiu.
Elísio Estanque, que também participou na primeira conferência deste ciclo de debates, reforçou a importância do debate político dentro do partido, porque “quem não se envolve na política é governado pelos seus inferiores”, disse citando Aristóteles. Apesar de alguns não dignificarem os cargos que ocupam, defendeu que “há muita gente digna na política”. Defendeu que sem debate não há democracia e que esta pressupõe “conflitos de interesses” e que é preciso encontrar “consensos sem os confundir com unanimismos”. O problema, muitas vezes, é que “não se diz o que se pensa, mas aquilo que os outros querem ouvir”. É preciso “discutir com as lideranças de base e não só com as das cúpulas”.
António Vilhena, disse ter ficado “surpreendido mas honrado pelo convite” e, da sua análise, considerou que “chegámos a um estado de descrença política e o seu verdadeiro conceito tem vindo a ser alterado ao longo dos tempos”. Antes, “a política estava ligada à resistência e à ética”. Entendeu que para estar na política é preciso acreditar e que “está nesta candidatura porque acredita em Mário Ruivo”. Referiu também que “não há referências, porque hoje as figuras de primeira linha abdicaram da sua participação”, dando o protagonismo àqueles que estavam na segunda e terceira linhas.
Teresa Portugal teve a sua primeira participação nesta campanha eleitoral interna. Inicialmente optou por uma posição de reserva, mas que tem estado atenta a esta candidatura. Pelo que tem visto, disse: “vou votar no Mário Ruivo, apesar de não me ter comprometido nesta candidatura até agora”. Por isso, “Mário Ruivo pode contar com o meu voto” e referiu ainda que “não se pode dar a ideia que algo vai mudar, para depois ficar tudo na mesma”, daí acreditar que com esta candidatura isso não irá acontecer e que cada vez mais “é preciso mudar”.
No fim deste primeiro painel, Mário Ruivo interveio para “louvar a coragem de muitos que agora nos apoiam, como é o exemplo da Teresa Portugal”. Lembrou que “decidiu avançar sozinho”, mas que de imediato começaram a aparecer os apoios. Afirmou que “não quer mudar para que tudo fique na mesma, mas também é importante a postura dos nossos apoiantes, porque esta candidatura já não é só minha, mas é de todos nós”. A terminar, disse que lhe custa acreditar, que “camaradas que sempre estiveram contra o sistema, estejam agora numa posição neutral, quando ao fazê-lo estão a beneficiar o poder que contestam”.
O segundo painel foi mais de carácter técnico. António Rochette, moderador e membro da Comissão de Candidatura, disse que muitos temas importantes já foram tratados, mas há outros, como as “questões sociais”, que espera se venham a debater depois da vitória para a Federação.
Armando Carvalho, retratou pela sua experiência, as particularidades do litoral em relação às do interior, “onde as pessoas não se identificam com os sítios onde estão e têm uma fraca auto-estima”. O interior tem grandes potencialidades e “há que saber tirar partido delas”. Para o sucesso, defendeu que “as estratégias devem ser claras, de modo a não deixarem quaisquer dúvidas aos seus principais interessados”. Apesar da dificuldade em recrutar técnicos para o interior, disse que “alguns deles já são referências a nível nacional”.
Pedro Bingre, fez uma intervenção centrada nas razões e consequências da crise imobiliária, que “era previsível há poucos anos”. Não acredita que num futuro próximo este quadro melhore e admite mesmo que “daqui a um ano estamos bem pior”. Para este especialista, o que se está a passar agora é fruto da “especulação imobiliária ajudada pela banca, investindo-se cada vez mais no imobiliário e desinvestindo-se na indústria”. Segundo disse, só na grande zona de Coimbra, “há 90 mil casas novas”, que estão e continuarão a estar desocupadas.
Teresa Mendes centrou a sua intervenção mais no trabalho que faz no Instituto Pedro Nunes, onde se aposta no saber, colocando-o ao serviço das empresas. Elas “apresentam os seus problemas e nós estudamos as melhores respostas”, afirmou a ex-vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, informando que “neste momento temos 100 empresas a colaborar com o Instituto e elas, na sua maioria, são constituídas por gente muito jovem”.
A terminar este painel e este fórum, António Rochette disse que “devemos cada vez mais falar em Região e menos em distrito, porque este só serve para a eleição dos deputados”. Para este professor universitário, “o conhecimento é a base do nosso desenvolvimento e deve ser colocado ao serviço da comunidade”. Em termos destas eleições internas para a Federação, disse que “como vamos ganhar, estes debates irão continuar”.
Saudações socialistas.
Pel'A Comissão Coordenadora da Candidatura de Mário Ruivo
O Director de Comunicação

Sem comentários: