quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Apresentação de candidatura à Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista


CAROS E CARAS CAMARADAS
MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS
SENHORES REPRESENTANTES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

As minhas primeiras palavras são para vos apresentar o meu pedido de desculpa e, simultaneamente, o meu agradecimento pelas condições em que se está a realizar este jantar. A vossa adesão superou as minhas expectativas mais optimistas, se considerarmos que este jantar foi organizado num curtíssimo espaço de tempo.

CAMARADAS,

É uma grande honra e uma grande responsabilidade.

Este será o primeiro dia de um combate muito difícil para todos nós. Um combate que queremos democrático – mas empenhado. Empenhado antes de tudo no restabelecimento da participação democrática de todos os militantes do Distrito na luta em defesa dos valores do PS e em defesa do desenvolvimento solidário do Distrito de Coimbra.

Estes militantes que aqui estão, são o rosto do verdadeiro Partido Socialista no Distrito. São o rosto dos que acreditam que é possível fazer mais e melhor, são o rosto dos que não perderam a esperança e a coragem de lutar, são o rosto e a alma do Verdadeiro PS, que queremos livre, actuante, militante de causas nobres, em defesas dos mais pobres, dos idosos, das mulheres e de todos os que carecem do apoio do Estado Social, que defenderemos todos e cada dia do nosso mandato, se essa for a Vossa vontade.

Com a vossa atitude quiseram expressar a vossa confiança em mim para protagonizar este projecto.

Pois aqui estou. Para defender todos esses ideais e para vos garantir que conto convosco nesta candidatura até ao último voto escrutinado.

Aqui vos prometo solenemente que nada, nem ninguém me fará vacilar nesta vontade de convosco devolver ao Partido Socialista de Coimbra a sua identidade perdida.

O PS Coimbra tem memória e revê-se nela. Durante anos, muitos de vocês lutaram pela afirmação de um projecto político credível para a sociedade portuguesa, assente na preocupação com os mais desfavorecidos e na construção de uma sociedade mais igual e solidária. Nada exigiram. Nada pediram. Mas mantiveram essa convicção, essa consciência do colectivo e do superior interesse público em detrimento do interesse de cada um no momento e da avaliação interesseira do exercício militância partidária.

E é por isso que aqui estamos aqui esta noite. Para dizer basta. Para afirmarmos ao distrito de Coimbra o vosso orgulho de serem socialistas e a vossa determinação de honrar o legado de Tomé, de António Portugal, de Fernando Vale e de Fausto Correia. Nunca os esqueceremos. Como temos no nosso coração e memória tantos outros que neste Distrito deram o melhor de si, prejudicando projectos pessoais, em defesa do bem comum, em defesa dos valores e princípios republicanos.

E acreditem, vocês são os únicos herdeiros dos seus ideais, porque são frontais, porque têm convicções, porque têm valores e querem um partido organizado a partir das suas raízes e não da copa.

Há umas semanas atrás um antigo militante desiludido com o actual rumo do partido e desencantado com os actuais valores que orientam a condução do PS no Distrito de Coimbra confidenciava-me que os ideais agora têm uma origem nómada. Não há preocupação em tratar, nem em cuidar da árvore socialista. Apenas se ambiciona colher os frutos. E é por isso que a raiz apodrece e a árvore vai secando.

Nós temos pela frente esse desafio. E vocês são a raiz de uma nova forma de estar e ser na política, assumindo a diferença e construindo um Partido Socialista credível no Distrito de Coimbra.

Temos de ser capazes de promover a união desta grande família socialista, onde todos tenham lugar sem olhar a vencidos e vencedores. Esse é o meu compromisso com o PS e com vocês. Não criar um partido dividido. Quero um PS unido e motivado para um projecto socialista para o Distrito, preocupado com as suas gentes e com a sua afirmação no contexto nacional.

Mas a unidade não é sinónimo de unicidade. Não estou disponível para qualquer projecto de unidade à custa de consensos forçados ou assente na distribuição de posições ou cargos. A unidade constrói-se em volta de um projecto político para o qual todos devemos ser contribuintes e não só beneficiários.

É por isso que para o meu Secretariado da Federação serão convidados elementos da candidatura que se nos opuser. Não faz sentido dentro do mesmo partido, com um projecto de transformação da sociedade, não serem todos chamados a nele participar. Com divergências de opinião. Com estratégias diferentes. Mas todos com o mesmo objectivo: Um Partido Socialista forte.

Comprometo-me com vocês em não concentrar em mim a sapiência do saber fazer político enquanto Presidente da Federação. O meu Secretariado, como órgão executivo superior de actividade política, tem de ser dotado de superiores quadros do Partido, responsáveis em cada sector pela sua organização e articulação com a sociedade, bem como com as diversas estruturas socialistas.

Recordo-me da forma de trabalhar e da organização dos Secretariados da Federação de que fiz parte há alguns anos atrás. E de como colhemos nos últimos quatro anos os dividendos desse trabalho. Agora é tempo de voltar a semear…

Também temos de alterar o modelo de selecção dos nossos representantes na Assembleia da República. A participação política deve envolver-nos a todos e ser aberta a múltiplas possibilidades para permitir que os eleitos tenham uma relação de proximidade com as bases e não fechada em si mesma.

A elaboração das listas de Deputados deverá considerar a igualdade de direitos de todos os militantes e ter em vista que, o Deputado da Nação deverá responder perante os militantes e eleitores da sua região – O plenário da Federação deverá votar toda e qualquer candidatura. Pretendemos como resultado a responsabilização dos Deputados para com a sua região, autarquias e militantes.

Complementarmente, comprometo-me também a realizar anualmente fóruns concelhios nos 17 concelhos, em parceria com as concelhias e secções do PS, mas aberto à comunidade, em que serão debatidos os problemas e apresentadas propostas para a sua solução e contributos para a construção de um projecto de desenvolvimento. Para cada crítica exigiremos de nós uma solução.

Caros e Caras camaradas
Meus amigos e minhas amigas

Não estamos contra ninguém, estamos a favor do PS, de Coimbra e da Região – instituiremos como lema o desenvolvimento solidário do Distrito de Coimbra – do Pinhal interior ao Litoral – através da valorização das pessoas, recursos e potencialidades.

As forças politicas de Coimbra (região) não podem continuar a assistir impávida e serenamente à desvalorização da região no todo nacional. Não é Lisboa que tem de dar a Coimbra – Coimbra tem de se afirmar por si tem de exigir, com racionalidade e oportunidade – Temos de acreditar e lutar por Coimbra e pela região Centro.

As melhores oportunidades surgem quase sempre nas crises. Há que realizar um debate interno no PS sério e responsável – o que queremos de facto para Coimbra.

O PS tem de estar à altura desta responsabilidade. Se somos poder teremos de ter projectos colectivos, não projectos pessoais de candidatos ou eleitos. Um candidatura, e um mandato em nome do PS tem de cumprir critérios de exigência e práticas éticas vinculativas em defesa do serviço e das causas públicas – Se formos por esse caminho seremos respeitados pelas populações e os nossos candidatos serão vitoriosos.

Queremos um PS que faça mais do que lamentar-se da ausência de militantes e do afastamento dos cidadãos da política. Um PS que assuma a responsabilidade de criar novas formas de identificação dos cidadãos, que os saiba ouvir e integrar, que saiba ousar e estar um passo à frente defendendo os conceitos de democracia participativa e paritária.

Para isso é preciso, que a partir de hoje, cada um de vós seja o porta-voz desta vontade, deste querer e desta oportunidade. Projectos de índole meramente pessoal, não podem condicionar o interesse colectivo.

Nós sabemos que há alguns que nos tentam diminuir e nos atacam severamente, sem pensar no prejuízo que causam ao PS nessa sua demanda pessoal.

Tudo bem, nós não vamos por aí.

Vamos ao longo destes meses até às eleições apresentar o nosso projecto as nossas propostas. Iremos a todos os Concelhos a todas as secções. Estaremos abertos à confrontação e debate democrático.

Seremos firmes e inabaláveis nos princípios éticos republicanos e na defesa do Estado Social forte. Não usaremos a demagogia e a mentira. Não usaremos a coacção, a ameaça e as promessas sempre repetidas em cada acto eleitoral, qual liturgia que só engana quem se quer deixar enganar.

Caros e Caras Camaradas, Meus amigos e minhas amigas

Quaisquer que sejam as pressões, os cenários propostos, as personalidades, os jogos de unidade, não vou desistir, vou até ao fim, até à Vitória que será do PS e não minha. Será Vossa será de todos Nós.

O PS Coimbra reclama urgentemente um partido de militantes e não de personalidades.

Obrigado a todos.

VIVA O PS – VIVA DISTRITO COIMBRA – VIVA PORTUGAL

Mário Ruivo (*)

(*) - Candidato à Presidência da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista.

Sem comentários: